Tendências e mudanças do mercado do luxo
06/12/2016
Por Laércio Xavier

O mercado do luxo tem passado por uma transformação mundial nos últimos anos. Com a globalização das marcas internacionais, o consumidor opta por realizar seus sonhos em países onde possam ter mais valor pelo seu dinheiro.  

Enquanto o mundo tenta se organizar, passamos por muitas crises: políticas e econômicas, internas e externas, gerando uma volatilidade cambial em todas as moedas e, como consequência, fazendo com que o consumo mundial mude sua geografia. 

Pelo fato de estarmos expostos a informações que chegam aos nossos smart phones, tablets e computadores na velocidade da luz, o consumidor do ramo do luxo brasileiro, apesar do nosso mercado ainda estar engatinhando, está tão exigente quanto o consumidor europeu e norte americano. Mesmo sendo um mercado novo, o brasileiro está pronto para todas as tendências mundiais assim que são lançadas. 

Há algumas semanas, marcas internacionais fizeram um break through revirando o mercado da moda. 

Para atender os consumidores tão exigentes nos dias de hoje, várias companhias lançaram um novo conceito que está se transformando em uma tendência mundial. A nova tendência é o “see now, buy now”, que permite aos fãs colocarem as mãos nos itens mostrados nas passarelas, imediatamente após o desfile. 

Acredito que todas as apostas estão nesta nova tendência que, por si só, favorece o consumidor e, ao mesmo tempo, faz uma reviravolta na economia mundial, pois todas as marcas terão que investir pesado na produção antes mesmo que ela seja apresentada nas passarelas. Por consequência, haverá geração de empregos, o que move a economia e, principalmente, atende aos sonhos do público do luxo.

Laércio Xavier

Especialista no mercado de luxo, treinador e consultor. Laércio Xavier vem atuando nos últimos 20 anos nos segmentos de joalheria e moda, nas principais empresas do mercado de luxo.

 

Trends and changes in the luxury market

The luxury market has undergone a global transformation recently. Considering the globalization of international brands, the consumer chooses to realize their dreams in countries where they can get more money value.

While the world tries to organize itself, we are getting through many crises: political and economic, internal and external, generating exchange rate volatility in all currencies consequently, it makes the global consumption changes geography.

As we are exposed to information that comes to our smart phones, tablets and computers at the speed of light, the consumer of Brazilian luxury branch, although our market is still crawling, it is as demanding as the European is and North American consumers are. Even as a new market, the Brazilian is ready for all global trends once they are released.

A few weeks ago, international brands made a break through changing the fashion market.

To meet the demanding nowadays, several companies have launched a new concept that is becoming a global trend. The new trend is "see now, buy now" which allows fans purchase items that had been shown on the runways immediately after the parade.

I believe that all bets are off on the new trend that benefits the consumer and at the same time, it makes a turnaround in the world economy, as all brands would have to invest heavily in production even before it has been presented on the catwalk. Consequently, jobs will appears, which moves the economy, and especially meets the luxury of public dreams.

Laércio Xavier

Expert in the luxury market, coach and consultant. Laércio Xavier has been worked the last 20 years with jewelry and fashion, in the main companies of the luxury market.

 

Laércio Xavier