Toscana
26/03/2015
Viajando pelo coração da Itália a magnifica Toscana.

Toscana é uma região da Itália central com cerca de 3,7 milhões de habitantes, cuja capital é Florença.

Banhada pelo Mar Lígure e o Mar Tirreno, a toscana administra ainda as ilhas do Arquipélago Toscano.

Sendo uma das maiores regiões italianas, muito conhecida por seus morros e colinas o Monte Pisanino nos Alpes Apuanos, é o ponto culminante da região, ao longo da costa existem numerosas ilhas, incluindo Elba.

A ilha de Elba e a terceira maior ilha italiana em extensão, o rio Arno que atravessa as cidades de Florença até linda cidade de Pisa.

A toscana além de ser uma belíssima cidade no meio coração da Itália e muito admirada por aficionados por vinhos.

Nas encostas das colinas que permeiam a região, os vinhos toscanos são a mais pura expressão de um dos mais privilegiados para a produção de uvas, pela diversidade de aromas e sabores, fruto do sagrado terroir da região. 

Mais nem só de vinho e belas paisagens e composta adorável toscana, Elegante e tradicional, a comida típica da Toscana é um convite ao prazer. O azeite de oliva, os tomates, as favas, os presuntos e salames são destaques dessa culinária de inspiração camponesa.

A bisteca alla Fiorentina, um grande e macio filé grelhado, o prato divide a cena com a ribollita, misto de verduras, feijão e cebola, servido com fatias de pão com alho, para os adoradores de combinações perfeitas e medidas certas este prato e um convite ao prazer.

Um ingrediente indispensável à mesa de uma família toscana é o azeite, um dos orgulhos da região, junto os embutidos, queijos grande parte deles feita com leite de ovelha, como o conhecido pecorino.

Os Doces não ficam nada atrás como o panforte (tipo de torrone principalmente encontrado em Siena). E, para terminar uma refeição, os toscanos degustam cantucci (biscoito de amêndoas) embebido em Vin Santo (vinho doce feito de uvas secas ao sol).

 

Caso nao tenha ido, confira este maravilhoso roteiro para uma inesquecíveis viagem.

TOSCANA