O Luxo escolhe suas celebridades
17/07/2015
Ao contrário das marcas comuns, o luxo escolhe a dedo seus musos e musas.

Quando você olha para uma propaganda de uma marca de luxo, frequentemente está lá junto ao produto alguma figura Hollywoodiana, um mega esportista ou ainda uma personalidade que tenha fama mundial. Mas você pode dizer: Tendo dinheiro para pagar, isso qualquer marca pode fazer, independentemente de ser uma marca de luxo.  

Mas, ao contrário das marcas comuns, o luxo escolhe a dedo seus musos e musas.

Na Grécia Antiga, a musa representava a inspiração para as artes e ciências.

No luxo, a musa ou o muso, serve para inspirar e definir a marca globalmente, uma coleção específica, ou ainda uma estratégia comercial de vendas.

Não por acaso que a brasileira Gisele Bündchen, top model internacional, foi a escolha segura da Chanel para as propagandas do perfume Chanel N°5. É uma questão de posicionamento estratégico, sintonia com o perfil da celebridade escolhida e o de quanto isso irá repercutir em ampliações de negócios.

E por falar em novos negócios, um tiro certo foi dado pela Lancôme ao escolher a atriz Lupita Nyong'o como sua nova embaixadora. Aos 31 anos, a mexicana ganhou o Oscar pela atuação no filme 12 Anos de Escravidão. A escolha de Lupita se deu pela impecável percepção de mercado dos diretores de marketing desta empresa. 

Quando a atriz Michelle Williams aparece nas fotos com uma bolsas da Louis Vuitton as vendas aceleram.  E o mais interessante desta simbiose entre famosos e marcas de luxo é que não necessáriamente a marca precisa ficar presa a apenas uma personalidade da mídia.  Enquanto Natalie Portman, se mantém firme como embaixadora da Dior desde 2011, a marca escolheu há pouco, a cantora Rihanna para brilhar no quarto vídeo da série “Secret Garden”. 

É levado em conta na escolha, pessoas que essencialmente repercutem no público alvo da marca de luxo. É o caso da a Montblanc que tem como embaixador global da marca o ator australiano Hugh Jackman. A Jaguar China optou pelo ex-jogador inglês David Beckham pra estampar suas peças publicitárias, e o brasileiro Neymar recebeu 7 milhões de reais para representar por dois anos a marca de óculos Police.  

O Luxo escolhe suas estrelas para colocar em destaque no seu céu azul de sonhos e desejos.  

Claudio Prado Junior